top of page

MATRIMÓNIO

Durante o último período das vossas vidas aprenderam a amar-se. Percorreram um caminho que vos levou a conhecerem-se cada vez melhor, a aceitarem-se mutuamente, a partilhar alegrias e tristezas.

Hoje sentem que chegou o momento para realizar o que no início do vosso namoro era apenas um possível projeto de vida: CASAREM-SE.

Durante este tempo Deus não esteve ausente das vossas vidas, razão porque decidiram celebrar o Matrimónio na Igreja. O passo que querem dar é muito importante e vai modificar as vossas vidas para sempre. É, pois, bom que se preparem para viver bem o vosso casamento.

Para vos ajudar nessa preparação, a Igreja põe à vossa disposição esta publicação, coma qual espera ajudar-vos a dar graças a Deus pelo vosso Amor e pelo futuro que vos espera.

PREPARAR A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO

A celebração do vosso Matrimónio pela Igreja exprime o vosso compromisso mútuo, mas exprime também o compromisso de Deus que ama toda a humanidade com um amor incondicional, o compromisso de Cristo que entregou toda a sua vida e ama a sua Igreja, da qual vocês são membros.

A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO: COM OU SEM MISSA? Muitos matrimónios são, por várias circunstâncias, celebrados sem Missa. Mas, se participam normalmente na Missa, pelo menos aos domingos, é normal que o vosso matrimónio seja celebrado dentro da Eucaristia. No entanto, será necessário ter em conta a sensibilidade religiosa das vossas famílias e dos vossos convidados. Deverão dialogar com o pároco ou o sacerdote que vai presidir à celebração. De facto, entre o Matrimónio e a Eucaristia existe uma relação muito profunda: – A Eucaristia é o sacramento da nova e definitiva Aliança de Deus com a humanidade, realizada por Jesus Cristo na sua morte e ressurreição. – O Matrimónio é o sacramento da vossa aliança de amor e também sacramento da aliança de Cristo com a sua Igreja. Assim, celebrar a Eucaristia e o vosso Matrimónio é querer celebrar a vossa aliança de amor à imagem da aliança de Cristo com a sua Igreja, por todos nós. Comungando o Corpo de Cristo alimentam o compromisso de querer viver e construir a vossa comunhão de amor, vivem a comunhão com toda a Igreja e são enviados como sinal de comunhão junto das outras pessoas.

E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO? Para viver e celebrar esta comunhão é necessário viver e celebrar o perdão e a reconciliação com Deus, com os outros e connosco próprios através deste sacramento que Jesus deixou à sua Igreja. É que qualquer sacramento comunica uma graça que será tanto melhor acolhida quanto mais forte e mais viva está a relação com Cristo. O sacramento pelo qual o Senhor nos dá o Seu perdão é um dom que deve ser aproveitado.

A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO DENTRO DA MISSA A celebração da Eucaristia e do Matrimónio realiza- se com os seguintes elementos, que devem ser antecipadas e cuidadosamente preparados: Acolhimento e Ritos iniciais, Oração Colecta Liturgia da Palavra e homilia Rito do Matrimónio Oração universal ou dos fiéis Liturgia Eucarística: Apresentação das Ofertas, Oração Eucarística, Pai Nosso, Bênção Nupcial, – Comunhão Oração conclusiva e Bênção Final

A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO SEM MISSA A celebração do Matrimónio sem Missa realiza-se através dos seguintes elementos: Acolhimento e Ritos iniciais, Oração Colecta Liturgia da Palavra e homilia Rito do Matrimónio Oração universal ou dos fiéis Bênção Nupcial Comunhão (Se houver distribuição da Comunhão e se os noivos estiverem preparados) Oração conclusiva e Bênção Final

ESCOLHA DAS LEITURAS DA PALAVRA DE DEUS A Palavra de Deus ilumina e dá sentido à nossa vida de cristãos, alimenta a nossa Fé. Por isso, ela deve estar sempre presente em todas as celebrações dos sacramentos. A Palavra de Deus na celebração do vosso Matrimónio situa o vosso amor no contexto da Aliança de Deus com a humanidade e faz com que o vosso amor seja inserido nesta grande história de amor. Assim, a celebração do vosso Matrimónio, com Missa ou sem ela, deve ter três leituras da Palavra de Deus e um salmo, ou, pelo menos, duas leituras e um salmo. Podem escolher uma leitura do Antigo Testamento, outra do Novo Testamento, um salmo e o Evangelho. Apresentamo-vos, na secção “Ritual”, algumas leituras bíblicas que são propostas pelo ritual da celebração do Matrimónio, com um breve comentário que resume a mensagem de cada uma.

E DEPOIS? Como é que o casal se pode integrar na vida da Igreja: Unidos em Cristo, sendo um testemunho vivo do Seu amor por nós, Igreja, aceitem o desafio que Ele vos faz e venham participar ativamente na vida da Comunidade Cristã. Contactem, para o efeito, a vossa Paróquia ou o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, que vos ajudarão a escolher o serviço ou o movimento para que se sintam mais vocacionados. Contamos convosco!

DOCUMENTOS

A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das vossas paróquias pois é nelas que vivem toda a vossa vida cristã. Pode, porém, haver motivos que vos levem a realizar a celebração do vosso casamento noutra paróquia, ou noutra igreja.

Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, dirigir-se a uma das vossas paróquias:

- Para se informarem com tempo e antecipadamente de tudo o que é necessário organizar;

- Para marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo presente que, nalgumas paróquias e igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.

A organização dos documentos necessários para a celebração do Matrimónio deve começar cerca de três meses antes da data prevista. Uma vez que o Matrimónio pela Igreja Católica também tem validade como casamento civil, terão de ser organizados dois processos:

- O PROCESSO DA IGREJA, que deve ser preferentemente organizado na paróquia da noiva;

- O PROCESSO DO REGISTO CIVIL, que deve ser organizado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão pedir um CERTIFICADO PARA CASAMENTO, que tem a validade de 180 dias (seis meses).

IGREJA.png
bottom of page